Dicas para produzir conteúdo de qualidade

Produzir conteúdo de qualidade
Produzir conteúdo de qualidade

Segundo pesquisas, o uso adequado do marketing de conteúdo pode trazer o dobro de tráfego e até o triplo de leads para o seu site, o conteúdo pode ser considerado um dos principais pilares do marketing digital e o coração do Inbound Marketing. Porém, não estamos falando de qualquer conteúdo, pois somente um conteúdo relevante e de qualidade irá atrair clientes potenciais para o seu site.

O conteúdo deve ser útil, envolvente e de fácil compartilhamento. Deve ajudar as pessoas, fazendo com que elas reconheçam autoridade no assunto e consequentemente que os seus produtos ou serviços irão solucionar os seus problemas.

O conteúdo de qualidade tem o poder de sustentar as estratégias de marketing. Porém, como manter uma produção efetiva? Como continuar criando material de qualidade? Continue lendo e confira dicas práticas e adaptáveis ao seu modelo de negócio.

Conheça algumas razões para criar conteúdo com qualidade e periodicidade:

  • Aumenta a visibilidade da sua marca
  • Aumenta o nível de interação com o público-alvo
  • Sana as dúvida e ajuda na nutrição de leads (clientes potenciais)
  • Reduz custos na aquisição de novos clientes
  • Melhora a experiência do usuário

Tenha um objetivo bem definido

Antes de iniciar a produção do conteúdo, tenha em mente qual é o objetivo que você quer atingir (vendas, captura de leads, reconhecimento da marca, etc.) e tenha tudo bem planejado para criar um conteúdo relevante e de qualidade. A estratégia é o que deve ser feito para se atingir o objetivo.

Trace as suas estratégias de curto, médio e longo prazo, para atingir o seu objetivo e tenha tudo preparado. Por exemplo, se você possui uma loja virtual, tenha tudo pronto: textos, imagens, produtos disponíveis, servidor dimensionado, forma de pagamento, delivery, etc.

Produza um conteúdo relevante

Quando criar o seu conteúdo, trabalhe de tal forma que ele possa remeter a solução que você pretende oferecer para resolver o problema ou a dúvida do seu público-alvo. Desta forma, você se torna autoridade no assunto. Como sugestão, pesquise as palavras-chave que as pessoas buscam na internet quando querem obter uma solução que o seu produto ou serviço pode entregar. Crie conteúdo utilizando estas palavras.

Algumas ferramentas geradoras de ideias de conteúdos como Google Trends, UberSuggest, Buzzsumo, HubSpot’s informam os assuntos mais pesquisados pelos usuários da internet e podem te ajudar a aprimorar a sua estratégia de conteúdo.   

Reaproveite conteúdos interessantes

Se você ainda não sabe por onde começar ou ainda não tem a base para elaborar o seu material, uma sugestão é pesquisar qual conteúdo que o seu público consome e utilizá-lo em sua criação. Para ter uma ideia que conteúdo é esse, observe aqueles que são mais visualizados, comentados e compartilhados nas redes sociais e nos comentários dos blogs. Você pode se basear neles para criar o seu, mas nunca copie um conteúdo.

Você pode também reaproveitar os seus próprios conteúdos. Por exemplo grave um vídeo ou um podcast com o conteúdo de um post que você escreveu. Junte vários conteúdos similares e crie um ebook, aprimorando e ampliando o seu material.

Escute o seu público-alvo

Você criou e publicou o conteúdo, agora está na hora de saber qual é a opinião do seu público-alvo ou da sua persona. Escute o que eles têm a dizer e como reagiram. Preste bastante atenção aos comentários sobre as suas publicações, principalmente as críticas escritas no blog e nas redes sociais. Análise o que é relevante e aprimore o seu material ou crie outro conteúdo com base nos comentários do seu público, sempre com foco em aprimorar o conteúdo e melhorar a qualidade.

Adapte o conteúdo às redes sociais

Adapte o conteúdo às redes sociais que você utiliza, seja qual(is) for(em). No Instagram, priorize as imagens em detrimento dos textos, no Facebook mescle texto com imagem, no Twitter utilize frases pequenas, no Youtube somente vídeos. Você pode ainda transcrever vídeos e áudios e postar no blog com o objetivo de indexar no Google. Observe as regras e características de cada rede.

Tenha o seu próprio site

Além de ser o melhor lugar para fazer negócios, o seu site proporciona maior visibilidade para a sua empresa e credibilidade para sua marca. Também é uma excelente vitrine para os seus produtos, atraindo clientes potenciais. E enquanto você dorme o seu site trabalha por você, pois ele estará disponível 24 horas por dia.

Com um site você pode também ter o seu próprio blog, uma landing page para capturar leads (clientes potenciais interessados no seu negócio), ter quantos e-mails profissionais quiser e ainda interagir com as suas redes sociais.

Otimize o seu conteúdo para os mecanismos de busca

Utilize as técnicas e as ferramentas corretas de SEO (otimização para mecanismos de busca) para otimizar o seu site ou blog nos mecanismos de busca, como o Google. A otimização tem como objetivo alcançar bons rankings, gerando maior tráfego e autoridade para um site.

Em primeiro lugar, fique atento as melhores práticas de otimização de SEO e evite toda e qualquer falha que possa prejudicar o seu site nos buscadores. Pesquise e utilize as melhores palavras chaves, elas podem trazer mais retorno para as páginas do seu site.

Monitore os seus resultados

Utilizando ferramentas apropriadas como o Google Analytics, você pode medir, analisar e monitorar o desempenho do seu site. Também pode monitorar as atividades dos visitantes em tempo real: quantas pessoas estão online, em que páginas foram realizadas as visitas, quais são as fontes do tráfego e a localização geográfica dos visitantes.

Monitore os seus concorrentes

Acompanhar os concorrentes é um trabalho de rotina para qualquer ramo de atividade, inclusive para quem faz marketing de conteúdo. Através deste hábito continuo, sabendo como os concorrentes estão agindo e o como público está reagindo, você poderá planejar suas estratégias e corrigir rotas em pleno vôo.

Para esta tarefa, você pode utilizar ferramentas específicas, como por exemplo, o SEMrush, o Google Alerts ou o SocialMention. Ao digitar o site do seu concorrente as ferramentas trazem informações relevantes como tráfego, palavras chave, etc.

Automação de Marketing e Remarketing

A automação de marketing é uma técnica que utiliza um programa na criação de uma estratégia de contato com os seus clientes, leads (clientes potenciais) e os visitantes do seu site, através do envio de E-mail-Marketing, Whatsapp e SMS. Com esta estratégia você estará em contato direto com o seu público-alvo.

O remarketing é um mecanismo utilizado para impactar um público específico com publicidade depois que ele já teve um contato inicial com a sua empresa. Por exemplo, alguém que visualizou um produto em sua loja, pode receber anúncios relacionados a ele ao usar o Facebook.

Para se familiarizar com os diversos tipos de conteúdo normalmente produzidos, leia também o nosso artigo: Conheça os formatos do marketing de conteúdo

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Madoo Agência Digital