Como escolher o local para hospedar o seu site

Local para hospedar seu site
Local para hospedar seu site

Para colocar o seu site no ar você deve registrar o domínio e escolher o local onde hospedá-lo. Para saber mais sobre o registro do domínio, você pode também ler o nosso artigo: Como escolher o domínio para o seu site. Porém, daqui para frente vamos estar focados na escolha da hospedagem.

A hospedagem de um site é similar a hospedagem de uma pessoa em um hotel ou pousada. No hotel, além de receber um quarto para se instalar, o hóspede também dispõe de diversos serviços. O preço pago depende da qualidade da hospedagem, bem como dos serviços oferecidos. A hospedagem do seu site, funciona exatamente da mesma forma.  

Podemos definir hospedagem de sites como o serviço de locação de um espaço em um servidor da rede para abrigar um website. Este serviço deve oferecer recursos como CPU virtual, espaço em memória, espaço em disco, espaço para e-mail, espaço para banco de dados e tráfego mensal.

Os servidores devem ser capazes de manter os sites disponíveis, conectados e funcionando sem problemas de acesso. E além dos recursos básicos para a hospedagem, a empresa também deverá oferecer um pacote de serviços que garanta a segurança do site.

Conheça os tipos de hospedagem e confira as características e recursos que um bom serviço deve oferecer aos seus clientes:

Tipos de hospedagem

Existem dois tipos de hospedagem: a VPS (compartilhada) e a LIC – Linux in Container (dedicada). Ao contrário do tipo VPS, a LIC disponibiliza para o site do cliente 100% do espaço de hospedagem, espaço de memória e espaço para os e-mails, enquanto que na VPS, parte do espaço tem que ser reservado para o sistema operacional que vai gerenciar o site.

Infraestrutura

Observe se a empresa de hospedagem oferece qualidade no serviço prestado, servidores de alta tecnologia, alta disponibilidade no atendimento e no suporte, diversidade e gratuidade nas ferramentas de desenvolvimento oferecidas. Observe também se a empresa faz uso de CDN – redes de distribuição de conteúdo de alta velocidade e de certificado SSL – criptografia de tudo que entra e sai do servidor. Um grande diferencial também é a utilização de SSDs ao invés de Hard Disks nos servidores.

Disponibilidade

O serviço de hospedagem deve garantir que o site esteja sempre disponível e que possa ser acessado por qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta, 24 horas durante os 365 dias por ano. Atualmente, os melhores serviços de hospedagem disponibilizam garantia de uptime, tempo que o serviço de hospedagem se compromete a manter o seu site no ar, em torno de 99,99%.

Serviços oferecidos

Com a grande competitividade na oferta de hospedagem de sites, as empresas estão oferendo diversos serviços para todos os portes de usuários e empresas. Estes serviços foram desenvolvidos e são oferecidos para atender as principais necessidades dos gestores de websites como registro de domínio, recursos de segurança (certificado SSL), otimização de busca SEO (search engine optimization), contas de e-mail ilimitadas, automação de marketing, entre outros. Observe não só os serviços que você necessita no momento, mas em todo o portfólio que a empresa de hospedagem disponibiliza.

Desempenho

O desempenho do site é um dos principais itens que os mecanismos de busca avaliam. O alto desempenho de um site, além de agradar os seus visitantes, também fornece um bom posicionamento no ranking dos buscadores, como o Google. Um bom serviço de hospedagem oferece ferramentas para aumentar o desempenho do site, bem como otimizar as buscas.

Escalabilidade

Escolha um serviço de hospedagem que esteja preparada para o crescimento da sua empresa. Trocando em miúdos, opte por uma hospedagem que suporte o aumento de tráfego do seu site e que possa oferecer serviços adequados as suas necessidades em cada momento da sua empresa. Por exemplo, deve estar preparada para te oferecer novas ferramentas de desenvolvimento, caso você opte por oferecer um novo serviço, como automação de marketing, por exemplo.

Diversidade de planos

A diversidade de planos para atender usuários e empresas de todos os portes é fundamental na oferta do serviço de hospedagem. O usuário deve ter a opção de migrar para planos maiores, com mais recursos sempre que o seu negócio demandar, bem como para soluções menores se for o caso. Por exemplo, se você tiver uma loja virtual, a empresa deve estar preparada tanto para oferecer recursos e ferramentas adequadas de desenvolvimento, bem como planos que possam crescer junto com a demanda da loja.

Atendimento e suporte

Falhas e erros, como problemas de conexão, podem ocorrer a qualquer momento, por isso dê prioridade para uma empresa que possui profissionais especializados e que ofereça um serviço de qualidade com disponibilidade 24 horas nos 365 dias do ano. Além disso, é aconselhável manter um bom relacionamento com a empresa que presta os serviços.

Treinamento

Um grande diferencial é a oferta de treinamento para os assinantes, através de cursos online tanto para a criação, como para a administração e operação do site. Os cursos devem te ajudar a utilizar as ferramentas oferecidas, a administrar a sua loja virtual, a otimizar o site para aparecer bem posicionado no Google, a elaborar uma campanha de marketing para o seu negócio, entre outros.

E finalmente, não escolha a hospedagem simplesmente pelo preço

Quando você procura um apartamento para comprar ou alugar, a primeira coisa que vem na mente é o tipo de imóvel que você precisa, como o número de quartos, a área de lazer, etc., em segundo lugar, você provavelmente pensa na localização do imóvel, seu bairro predileto, se tem segurança e se tem bom acesso. Aí sim, você vai pensar no preço. A escolha da hospedagem é semelhante, lembrando que nem todo serviço é igual.

Com tantas ofertas de serviços no mercado, o importante é ficar atento, comparar as ofertas e optar pela empresa que mais se adequa ao seu negócio. Encontre uma empresa comprometida que disponibilize um ambiente seguro, com alta tecnologia e suporte de qualidade 24 horas, se possível em diversos canais.

Saiba quais são as características fundamentais de um site, leia o nosso artigo:

As dez características fundamentais de um site

TENHA SUCESSO!

Madoo Agência Digital