As dez características fundamentais de um site

Dez caracteristicas fundamentais de um site
Dez caracteristicas fundamentais de um site

Quando você for criar um site, blog ou loja virtual, escrever um briefing de criação, ou apenas solicitar a criação do seu site para um profissional especializado, deve levar em consideração fatores importantes para o sucesso do seu site. Listamos para você dez características fundamentais que o seu site deve possuir para atingir seus objetivos de negócios. Para que você seja encontrado facilmente pelos seus clientes potenciais e para que eles se identifiquem com sua empresa e queiram levar adiante o processo de compra, o seu site deve ter:

Nome ou domínio próprio (#1)

Ter um domínio próprio com o seu nome, como [www.suaempresa.com.br] é fundamental para você passar confiança e credibilidade. O domínio é a sua identidade e com ele, você poderá apresentar a sua marca. Ele também irá ajudar a sua empresa a ser encontrada nos mecanismos de busca, como o Google, pois os buscadores dão prioridade para domínios próprios sempre que realizam as buscas.

Além das vantagens citadas acima, sua empresa poderá criar e-mails personalizados, como [[email protected]] e também criar subdomínios que facilitam o acesso a seus produtos e serviços, como [produtos.suaempresa.com.br]. Com domínio próprio fica mais fácil configurar as técnicas de otimização de busca e as ferramentas de análise de dados.

Se quiser saber um pouco mais sobre como escolher o domínio, leia o nosso artigo:
Como escolher o domínio para o seu site

Hospedagem em um ambiente seguro e confiável (#2)

Antes de hospedar o seu site, você deve se perguntar: Posso hospedar o meu site em qualquer lugar? Todos oferecem o mesmo serviço? A resposta para as duas perguntas, claramente é NÃO. Assim como você não entregaria a chave da sua casa para qualquer pessoa, você também não deve hospedar o seu site em qualquer lugar.

Procure por uma empresa confiável, que possa te oferecer um ambiente seguro e com toda a tecnologia necessária para desenvolver e abrigar o seu site. Esta empresa deve também oferecer suporte técnico 24 horas, preferencialmente por mais de um canal de comunicação, como Helpdesk, chat, telefone, etc.

Para te ajudar a escolher o local de hospedagem, leia o nosso artigo:
Como escolher o local para hospedar o seu site

Design atraente e agradável (#3)

A utilização dos princípios de design na escolha das cores e imagens, no pareamento de fontes, na criação de vínculos entre os elementos de uma mesma página, bem como no agrupamento destes elementos de forma correta são técnicas fundamentais para que o site seja atraente para o visitante.

Um design agradável e com boa navegabilidade oferece uma experiência agradável para o usuário, aumentando a chance dele permanecer por mais tempo no seu site e você atingir seus objetivos de negócio.

Para ter uma noção sobre os fundamentos do design, leia o nosso artigo:
Fundamentos básicos de design na criação de sites

Conteúdo relevante (#4)

O conteúdo é rei! Esta frase demonstra a importância do conteúdo na criação de um bom site. Normalmente o usuário tem um problema e acessa a internet para encontrar a solução do seu problema. Na maioria das vezes, o usuário não acessa a internet para realizar diretamente uma compra, mas para buscar uma resposta.

Quem tiver o melhor conteúdo, demonstrará autoridade no assunto e terá maior oportunidade em dar a resposta, bem como encaminhar o processo de venda. 

Para te ajudar com a produção do seu conteúdo, leia o nosso artigo:
Dicas para produzir conteúdo de qualidade

Informações atualizadas (#5)

Além de relevante, o conteúdo deve estar atualizado. As informações contidas no seu site devem estar atualizadas para demonstrar profissionalismo e passar credibilidade, além de mostrar que você e sua empresa estão “antenados”.

Um site atualizado oferece informações eficientes e atrai a atenção do seu cliente potencial, aumentando as chances de fidelização, além disso proporciona um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Campos de interação com os clientes (#6)

O processo de interação com o cliente começa, quando ele demonstra interesse e é atraído para o seu site, por ter clicado em um anúncio ou por ter te encontrado nos mecanismos de busca. Este é um momento precioso para estabelecer uma relação.

O seu site deve estar preparado para isso, através dos campos de interação, seja por um formulário de contato, por um chat ou ícone de Whatsapp ou ainda pela integração com as redes sociais. Neste momento para receber as informações, algo deve ser oferecido em troca dos dados de contato do cliente, como uma informação, um vídeo ou um ebook.

Visualização em qualquer tipo de dispositivo (#7)

Para que o usuário tenha uma ótima experiência navegando pelo seu site, em qualquer tipo de tela, seja em um computador com tela grande, notebook, tablet ou smartphone, o site deve ser construído utilizando as técnicas de responsividade, para adaptar o tamanho e a navegabilidade das páginas ao tamanho das telas em que elas estão sendo exibidas.

As técnicas de responsividade trazem diversas vantagens para o seu site, pois ao oferecer uma boa experiência ao usuário, diminuirá a taxa de rejeição, mantendo o usuário por mais tempo no site, o que faz com que aumente suas chances de vendas em qualquer tipo de dispositivo. A responsividade é um dos principais fatores que o Google se baseia no posicionamento dos resultados de buscas.

Otimização para as buscas no Google (#8)

As técnicas de SEO, ou simplesmente otimização de busca aumentam as chances do seu site aparecer bem posicionado nos resultados da busca orgânica do Google.

Para utilizar as técnicas de otimização, diversos parâmetros são configurados durante a criação das páginas do site que ajudam os mecanismos de busca a localizar o seu conteúdo e exibir a sua página entre os primeiros resultados.

Leia também o nosso artigo:
Técnicas de SEO que aumentam o tráfego do seu site

Manutenção e Segurança (#9)

Assim como as casas, os carros e os eletrodomésticos precisam de manutenção, os sites também precisam. A manutenção dos sites é fundamental para manter o site seguro, livre de ameaças, estável e funcionando bem. Criar um site seguro com HTTPS e cadeado ao lado do nome aumenta a segurança e permite melhores resultados nos sistemas de busca.

Integração com as redes sociais (#10)

Este item não é obrigatório, porém aconselhável. Como requisito, as redes sociais devem ser alimentadas com publicações relevantes, frequentes e em sintonia com as informações do site. Preferencialmente, deve ser elaborado um plano de publicações nas redes sociais. As interações com as pessoas devem ser constantes para que a integração possa ser realizada com sucesso. Não adianta integrar as redes sociais com o site se não houver engajamento. 

Se você gostou deste artigo, poderá gostar também de:
Porque contratar um profissional para criar seu site

TENHA SUCESSO!

Madoo Agência Digital